Projetos de Pesquisa

Os seguintes projetos de pesquisa estão em desenvolvimento pelos servidores docentes do Departameto de Tecnologia Industrial:

2013 - Atual
Caracterização físico-química e sensorial de bebidas fermentadas de uva de fabricação nacional
 
Descrição: Considerando a recente produção de vinhos nacionais, especialmente aqueles produzidos em caráter artesanal, faz-se necessária a sua caracterização para fins de consumo e comercialização no território nacional e, eventualmente, a sua exportação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Angelo Gil Pezzino Rangel - Coordenador / Ana Cristina Nascimento Chiaradia - Integrante.


2013 - Atual
Caracterização físico-química e sensorial de bebidas destiladas produzidas no ES
 
Descrição: Considerando a produção local de cachaça, especialmente aquela produzida em caráter artesanal no ES, faz-se necessária a sua caracterização para fins de consumo e comercialização no território nacional e, eventualmente, a sua exportação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Angelo Gil Pezzino Rangel - Coordenador / Ana Cristina Nascimento Chiaradia - Integrante.


2012 - Atual
Aplicação de métodos quimiométricos para a caracterização de vinhos do estado do Espírito Santo
 
Descrição: Determinação de metodologias para a caracterização de vinhos produzidos no ES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Angelo Gil Pezzino Rangel - Coordenador / Rosangela Cristina Barthus - Integrante.


2015 - Atual
Simulação Numérica do Escoamento Líquido - Gás em S-BCSS
 
Projeto certificado pela empresa Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz em 20/10/2016.
 
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo modelar e simular numericamente, através da técnica de dinâmica de fluidos computacional (CFD - computational fluid dynamics), o escoamento multifásico em sistemas de bombeamento submarino do tipo S-BCSS (bombeio centrífugo submerso submarino em skid). Neste estudo será avaliada a transferência térmica do conjunto motor, selo e bomba para o fluido interno escoamento na cápsula e realizada a análise do escoamento bifásico (líquido-gás) no equipamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fabio de Assis Ressel Pereira - Coordenador / Oldrich Joel Romero - Integrante / Daniel da Cunha Ribeiro - Integrante.


2015 - Atual
Estudo do comportamento dinâmico da incrustação de calcita em condições de poços petrolíferos.
 
Descrição: O escopo deste projeto de pesquisa é o estudo do comportamento dinâmico da incrustação carbonática em dutos, avaliando as principais variáveis que influenciam no processo de precipitação e incrustação, a saber: os efeitos de difusão e de dispersão turbulenta no escoamento, as condições de saturação no equilíbrio químico, os fenômenos de nucleação, crescimento e aglomeração, além de efeitos externos ao fenômeno como gradientes de pressão e temperatura e a influência de campos induzidos (eletromagnéticos). Para tanto é proposto não só a abordagem experimental, mas também a modelagem e a simulação, empregando técnicas de dinâmica de fluidos computacional (CFD). Dessa forma com uma ampla compreensão do fenômeno de incrustação carbonática, objetiva-se com este projeto estender os conhecimentos gerados para o cenário operacional, com aplicações na produção de poços de petróleo. De forma complementar este projeto ainda visa estimular a cooperação entre Universidade e Empresa; direcionando desta forma os esforços de pesquisa para problemas operacionais da indústria na expectativa de contribuir com o desenvolvimento tecnológico nacional; além de participar no processo de formação de mão de obra especializada no segmento de óleo e gás..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fabio de Assis Ressel Pereira - Coordenador / Daniel da Cunha Ribeiro - Integrante.


2001 - Atual

Modelagem matemática da dispersão atmosférica de contaminantes ao redor de obstáculos (microescala)
 
Descrição: Em regiões urbanas, obstáculos são encontrados ao redor das fontes emissoras ou podem representar a própria fonte. Estes obstáculos alteram a estrutura do escoamento médio e a intensidade de turbulência, e consequentemente, o campo de concentração. O escoamento ao redor de um obstáculo, como um prédio cúbico é extremamente complexo, mas, as regiões importantes para descrever o escoamento ao redor de prédios são claramente distintas como, por exemplo: região de recirculação e de esteira. Dependendo da posição de lançamento, a pluma de contaminantes pode ser capturada pela região de recirculação ou pela esteira. Os contaminantes lançados na região de recirculação são transportados na direção do obstáculo devido ao fluxo reverso existente e são rapidamente misturados devido a alta intensidade de turbulência e baixos valores de velocidade. A estrutura do vórtice da ferradura exerce um importante papel na dispersão dos contaminantes na região da esteira turbulenta, pois transporta os contaminantes lateralmente para posterior reinserção dos contaminantes na esteira turbulenta. Os níveis de concentração região de esteira tendem a ser mais elevados quando comparados aos níveis de concentração obtidos em escoamentos não perturbados. Várias formulações empíricas foram propostas na literatura científica para a inclusão dos efeitos da presença de obstáculo na modelagem Gausseana da dispersão atmosférica de contaminantes. Outros trabalhos investigaram a utilização dos modelos de turbulência κ-ε, ASM, DSM e LES para resolver o escoamento ao redor de um obstáculo cúbico isolado. Os resultados obtidos foram comparados com os dados de experimento de túnel de vento. Os resultados fornecidos pelo modelo LES concordam de forma satisfatória com o experimento em termos de campo médio de velocidade, distribuição de pressão e de energia cinética turbulenta. Por outro lado, o modelo κ-ε superestima de energia cinética turbulenta no canto frontal do prédio devido à forma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Flávio Curbani - Integrante / Neyval Costa Reis Junior - Integrante / Jane Méri Santos - Coordenador.


2014 - Atual
Coleta de Dados em Redes de Sensores
 
Descrição: O problema consiste em construir topologias para se coletar um conjunto de dados provenientes de múltiplos nós sensores e destinados a um nó de destino, garantindo enlaces de transmissão livres de interferência e com baixa potência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Renato Elias Nunes de Moraes - Coordenador / Rodolfo da Silva Villaça - Integrante / Celso da CruzCarneiro Ribeiro - Integrante / Magnos Martinello - Integrante / Marcia Helena Moreira Paiva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


2016 - Atual
Desenvolvimento de modelos de otimização e simulação para integração do sistema portuário de Tubarão
 
Descrição: A pesquisa consiste em modelar matematicamente a cadeia operacional do porto de Tubarão com as regras de operação de cada subsistema integradas para resolver o problema de maximização do desempenho do sistema portuário de Tubarão através da resolução dos modelos matemáticos utilizando-se métodos exatos ou heurísticos da área de otimização.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (2);
 
Integrantes: Renato Elias Nunes de Moraes; Celso da Cruz Carneiro Ribeiro (Responsável); Maria Claudia Silva Boeres; André Renato Sales Amaral; Simone de Lima Martins

2016 - Atual
FUTEBOL - Federated Union of Telecommunications Research Facilities for an EU-Brasil Open Laboratory
 
Descrição: The overall objective of the FUTEBOL project is to develop and deploy research infrastructure, and an associated control framework for experimentation, in Europe and Brazil, that enables experimental research about the convergence point between optical and wireless networks. Great progress has been made in the past few years on the development of federated telecommunications research infrastructure in Europe, through the FIRE program. More recently, the FIBRE project enabled fibre optical interconnection of research facilities in Europe and Brazil. However, telecommunications research remains largely segregated between optical networks and wireless systems, and rarely do researchers cross the boundary between the two. We argue that the needs of future telecommunication systems, be it from high data rate applications in smart mobile devices, machine-type communications and the Internet of Things (IoT), or backhaul requirements brought about from cell densification, require the co-design of the wireless access and the optical backhaul and backbone. FUTEBOL aims at developing a converged control framework for experimentation on wireless and optical networks and to deploy this framework in federated research facilities on both sides of the Atlantic..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
 
Integrantes: Rodolfo da Silva Villaca - Integrante / Pablo Brunetti - Integrante / Moises Renato Nunes Ribeiro - Integrante / Magnos Martinello - Integrante / Rafael Silva Guimarães - Integrante / Cristina Klippel Dominicini - Integrante / Moises Renato Nunes Ribeiro - Coordenador / Pedro Hasse Ferreira Baptista - Integrante / Diego Giacomelli Cardoso - Integrante / Isabella de Albuquerque Ceravolo - Integrante.
Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.

2016 - Atual
Implantação e Operação de Meios e Serviços de Redes de Comunicação Avançadas
 
Descrição: O presente projeto tem como objetivo oferecer um serviço de gerência, operação e manutenção contínua da infra-estrutura de comunicação e dos serviços providos pelo Ponto de Presença do Espírito Santo ? (PoP-ES) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
 
Integrantes: Rodolfo da Silva Villaca - Coordenador / Moises Renato Nunes Ribeiro - Integrante / Magnos Martinello - Integrante / rafael emerick zape oliveira - Integrante / Hans Jorg Andreas Schneebeli - Integrante.
Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Bolsa.

2014 - Atual
Utilização de Plataformas Abertas de Hardware e Software para Experimentação de Redes Definidas por Software
Descrição: As Redes Definidas por Software (Software-Defined Networking, SDN) surgiram como um promissor conceito no projeto de novas arquiteturas para a Internet do Futuro. Os equipamentos habilitados para uso nessa nova arquitetura de redes têm sido projetados pelos fabricantes de hardware como um sistema fechado, no qual os projetistas tornam-se dependentes da implementação desses fabricantes, o que desconfigura a proposta inicial da arquitetura SDN. A proposta deste projeto é investigar a utilização de equipamentos não especializados, de prateleira, que permitam a instalação de sistemas operacionais de rede de código aberto para habilitação da experimentação de SDN. Pretende-se demonstrar a viabilidade de se habilitar a inovação nessa área através do uso da arquitetura SDN nesses equipamentos tornando os pesquisadores da área livres das implementações fechadas de software de rede oferecidas pelos atuais fabricantes de hardware de rede. Baseando-se nos resultados a serem obtidos por este projeto, contribuições poderão ser feitas e novas propostas poderão ser apresentadas à comunidade acadêmica e ao mercado, de tal forma a contribuir com o estado da arte da pesquisa científica na área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
 
Integrantes: Rodolfo da Silva Villaca - Coordenador / Magnos Martinello - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910