Defesa de TCC: APLICAÇÃO DE ANÁLISE TÉCNICA E REDES NEURAIS NO MERCADO DE AÇÕES

DATA: 17/07/2023 ÀS 18:00
LOCAL: Sala 206 do CT-XII

Resumo do trabalho:
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explorar a análise técnica, uma estratégia popular para investidores individuais no mercado de ações, bem como a aplicação de redes neurais para a previsão de preços de ações. A análise técnica envolve o estudo do comportamento dos preços de ações utilizando indicadores gráficos e estatísticos para identificar padrões e tendências que possam indicar momentos oportunos para compra ou venda de ações. No presente estudo, são implementados os principais indicadores de análise técnica utilizando a linguagem de programação Python e suas bibliotecas com base nos dados históricos das ações da Amazon®. Essa escolha é motivada pela popularidade e facilidade de uso da linguagem Python, bem como pela disponibilidade de bibliotecas como Pandas, Numpy, Matplotlib, Ta-lib, Keras e Scikit-learn, que são amplamente utilizadas para análise de dados financeiros. Além disso, o trabalho visa aplicar uma Rede Neural LSTM (Long Short-Term Memory ) para a previsão de preços de ações devido à capacidade das redes neurais de identificar padrões complexos e processar grandes quantidades de dados. Vale ressaltar que prever preços de ações busca estimar valores futuros, enquanto encontrar pontos de compra e venda identifica momentos oportunos para agir no mercado, antecipando movimentos de alta ou queda. A utilização dos indicadores de análise técnica como entrada para a rede neural permitiu avaliar se a inclusão desses indicadores melhora o desempenho do modelo de previsão.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.