Laboratórios
Design Lab – Laboratório de Design Thinking e Inovação
É um espaço criativo e colaborativo, onde novos conhecimentos são trocados e ideias são desenvolvidas, oferecendo condições mais favoráveis para desenvolvimento de projetos inovadores.
Dotado de amplo espaço, com mobiliário flexível e adaptável, permite a realização de dinâmicas, eventos, seminários e apoio a equipes de projetos, na aplicação da metodologia do Design Thinking, com forte interação entre professores, alunos e empresas. O objetivo é envolver as pessoas e trabalhar com o processo criativo para definir soluções de problemas e desafios do setor empresarial.
Faz uso de abordagem focada no ser humano que vê na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, caminhos os quais levam a soluções inovadoras dentro de um contexto.
Lema: Pessoas geram ideias, que viram projetos, que levam a ações que transforam o mundo. Para melhor!
Professor Responsável: Luciano Raizer
FabLab - Laboratório de Fabricação Digital
O Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) é um laboratório para desenvolvimento de atividades de ensino da disciplina de Circuitos Elétricos e Eletrônica Básica (DTI12789 e DTI12986) dos cursos de Engenharia de Produção (Vespertino e Noturno) do CT/Ufes. O FabLab poderá ter seu uso ampliado para outras atividades do curso, tais como desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica (IC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e pós-graduação.
Um FabLab consiste em um espaço para que alunos pratiquem a criação de ideias inovadoras. Idealmente um FabLab é um espaço compartilhado, que pode ser usado por alunos de outros cursos. Pelo fato de ser um espaço compartilhado, os alunos podem se ajudar, sugerir e dar palpites um para o outro. Além do exercício prático, os estudantes aprendem sobre a importância do trabalho em equipe e de construir algo juntos. É ensinar e aprender ao mesmo tempo e entregar um produto feito por todos. O laboratório pretende ser o cantinho preferido dos alunos, por ser voltado para livre experimentação, sem cobranças em dar certo. O professor deve acompanhar o desenvolvimento das ideias, já tendo oferecido a teoria necessária para que o aluno tenha capacidade de aplicar os fundamentos teóricos em uma proposta de inovação
Professores responsáveis: Wilian Hisatugu e Márcia Pereira
Laboratório de Manufatura Integrada
O Laboratório de Manufatura Integrada é composto por um Sistema Flexível de Manufatura (FMS) que contém máquinas e equipamentos com tecnologia de ponta e elevado valor agregado, dentre os quais, destacam-se:
- Torno CNC marca Boxford, modelo 160 TCLi;
- Centro de fresamento marca Boxford, modelo 190 VMCi;
- 02 robôs articulados marca Amatrol, modelo Pegasus;
- 02 esteiras automatizadas com leitores de códigos de barras;
- CLP Allen Bradley micrologix 1500;
- 12 computadores Desktop com softwares específicos de CAD/CAM/CAPP, ERP, dentre outros.
- O laboratório conta ainda com uma máquina de manufatura aditiva marca Stratasys, modelo Dimension SST1200es.
O laboratório atende as disciplinas dos cursos de Engenharia de Produção (vespertino e noturno) e dá suporte a pesquisas dentro dos seguintes temas:
- Indústria 4.0 e manufatura avançada;
- Usinagem com ferramentas de geometria definida;
- Manufatura Aditiva;
- Robótica industrial.
Os professores que atualmente desenvolvem atividades no laboratório são:
Professor Responsável: Laurence Colares Magalhães.
LEAS - Laboratório de Eletroquímica Aplicada e Análise de Sinais
Projeto: Ruído Eletroquímico Aplicado ao Estudo da Corrosão
Objetivo
O termo Ruído Eletroquímico (RE) se refere as variações no potencial (potencial de ruído eletroquímico, PRE) que podem ser observadas em um eletrodo que sofre corrosão. O ruído produzido por reações eletroquímicas complexas pode ser estudado baseado na abordagem das equações de Langevin, e a determinação da intensidade de ruído inclui a solução de uma série de equações diferenciais lineares que descrevem o comportamento microscópico da impedância na presença de algumas perturbações de variação adicionais que se mostraram ser equivalentes às próprias fontes de ruído do sistema em consideração. A quantificação de um ruído geral será completa se o número de fontes de ruído elementares é igual ao de variáveis independentes, o que coincide com o número de etapas para que ocorra a reação.
A determinação da forma específica das fontes elementares de ruído é um problema auto dependente de complexidade significante, que pode ser resolvido através de métodos estatísticos e termodinâmicos. Usamos os métodos estatísticos para descrever esse processo, pois problemas com condições de equilíbrio ou quase equilíbrio para o estado estacionário pode ser apresentados pelo sistema.
Novamente tomando como base o parágrafo acima “A determinação da forma específica das fontes elementares de ruído é um problema auto dependente e de complexidade significante”.
Missão
Monitoramento em tempo real, com técnicas de aprendizado de máquinas, análises de sinais e imagens, do ruído eletroquímico resultado da corrosão em meios aquosos, quantificando as interferências no processo e monitoramento suas variações intrínsecas. Também voltado para o desenvolvimento de estudos da corrosão eletroquímica de ligas metálicas a temperatura ambiente e a elevadas temperaturas e pressões. Realizará, também, ensaios e pesquisa em corrosão sob tensão de metais.
Equipamentos LEAAS
02 Fontes Alimentação simétrica modelo EE8006
01 Fonte Estabilizada modelo EEL8006
01 Frequencímetro Digital de Alta Resolução
01 Osciloscópio Digital modelo YB4328
01 Osciloscópio Digital modelo TDS
01 Gerador de Função
03 Eletrodos de Referência
01 A/D converter USB NI-6008
01 A/D converter DT 9822
O2 Gaiolas de Faraday ou Gaiolas de Blindagem Eletrostática
20 Placas de Aquisição de Dados de Experimentos
02 multímetros
O2 micrômetros
02 paquímetros
O1 estação de solda
Vidrarias diversas para Laboratório
01 computador para aquisição de dados modelo DELL Optiplex 980
01 computador para tratamentos de dados com as seguintes especificações:
Processador Intel core i7 6800k LGA 2011v3,Placa mãe Gigabyte X99p-Sli
HD 1 terabyte sata 3 7200 RPM, Gabinete Gamer Leadership, Fonte EVGA 600W real
Memoria 64gb DDR4 Hyper Kingston (expansível até 128gb),Placa de Vídeo Nvidea GTX 1050TI 4G, Monitor Dell P2317H 23 com ajuste altura (duas unidades) e um Nobreak SMS 700 VA Net4 Bivolt 1400Va.
Professor Responsável: Rômulo de Alneida Cotta
LabPEC - Laboratório de Pesquisa em Ciência de Dados e Otimização
O LabPEC desenvolve pesquisa científica para a exploração e análises de dados estruturados e não-estruturados através de métodos computacionais, matemáticos e estatísticos para otimizar decisões e resolver problemas aplicados à engenharia.
Professor Responsável: Renato Elias Nunes de Moraes e Wilian Hiroshi Hisatugu
Laboratório de Processos
O Laboratório de Processos tem a finalidade de dar suporte às investigações experimentais da disciplina de Processos Químicos Industriais, bem como atender as demandas de projetos de pesquisa, ensino e extensão que requerem equipamentos básicos de química e simulação de processos.
O Laboratório de Processos comporta infra-estrutura e equipamentos básicos de um Laboratório de Química. No entanto, foi pensado em operar de acordo com os conceitos da “Química Verde”, ou seja, fazendo uso de técnicas e metodologias que reduzam as quantidades de reagentes, solventes e outras matérias-primas utilizadas, e que eliminem a geração de produtos ou subprodutos e resíduos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente.
Como exemplo de pesquisas a serem desenvolvidas com a utilização da infra-estrutura deste estão a “Simulação de Processos” e a “Análise do Ciclo de Vida”.
Professoras Responsáveis: Sandra Rocha e Leila Tavares
LAVAGANTE - Laboratório Avançado de Garantia de Escoamento
O LAVAGANTE tem a finalidade de dar suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A infraestrutura atual permite o desenvolvimento de estudos não só de natureza experimental, mas também numérico, através de ferramentas de dinâmica de fluidos computacional. O laboratório conta com equipamentos de tecnologia é proprietária; projetados, construídos e patenteados para investigação de fenômenos da indústria química, petróleo e gás. O escopo das atividades de pesquisa no LAVAGANTE busca expandir as fronteiras acadêmicas, através de parcerias técnicas com empresas; destacando a Petrobras e a Wikki Brasil.
Professor Responsável: Fábio Ressel